Vermes, como evitar?

Se você está sentindo alguns desconfortos como diarreia, gases, enjoo, vômitos, dores abdominais, falta de apetite ou fome excessiva, fraqueza, tontura, dificuldade para ganhar peso, existe uma forte probabilidade de que você esteja sendo atacado por vermes parasitas.

Estes são os principais sintomas que esta doença (verminose) causa no seu organismo. por isso, é preciso ficar atento para os sintomas, mas também aprender como evitar vermes para não ter problemas futuros.

Entendendo as verminoses

Os vermes se alojam geralmente nos intestinos e podem atingir crianças e adultos. Ter vermes no seu corpo é bem mais comum do que você possa imaginar.

Os vermes podem achar várias maneiras para entrar no seu corpo e se desenvolverem.

Apesar de parecer uma doença sem importância, alguns especialistas da área afirmam que alguns tipos de parasitas podem evoluir para quadros complicados de alergias e quadro de diarreia que podem evoluir até mesmo para um câncer de estomago ou colón, por isto usar um bom antiparasita como Germitox todos os anos é fundamental.

Por isso é sempre recomendado procurar a orientação médica para que seja indicado os exames e tratamento necessários no seu caso.

Como evitar os vermes

Como já dissemos é muito fácil infectar-se com vermes pois eles estão presentes onde nem imaginamos e é claro, não podemos vê-los.

Alguns exemplos são: as frutas, verduras, legumes, carnes cruas ou mal cozidas (principalmente de gado e porco), sanitários, locais sem higiene, terra e etc.

Além de tudo isto podem, penetrar a nossa pele, geralmente quando tocamos na terra.

Sua transmissão ocorre principalmente em locais que não possuem saneamento básico e os cuidados de higiene são mais precários.

Os vermes possuem 3 ciclos de evolução: ovo, depois larva e a fase final de adulto. É na primeira fase que o parasita infecta a pessoa e o torna seu hospedeiro.

Sendo assim, existem várias maneiras de evitar que os vermes entrem no nosso organismo.

Alguns cuidados simples na rotina do dia a dia podem fazer uma grande diferença, como por exemplo:

  • Lavar muito bem todas as verduras, legumes e frutas na água corrente. É recomendado também que após a lavagem sejam colocadas de molho por aproximadamente 15 minutos, em solução de água com hipoclorito ou vinagre
  • Lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições e após utilizar o sanitários
  • Cozinhar muito bem as carnes
  • Beber água fervida ou filtrada
  • Evitar andar descalço na terra ou lavar bem os pés e as mãos imediatamente após o contato.
  • Realizar exame parasitológico de fezes pelo menos a cada 6 meses.

Pronto, agora você já sabe como evitar os parasitas intestinais que causam verminoses!

Ronco pode causar impotência sexual?
Sintomas de próstata aumentada