O que são manchas senis?

A primeira coisa que precisa ser dita é que o termo “manchas senis” já está em desuso, visto que é algo um tanto pejorativo. Acontece que ele serve para nomear uma condição caracterizada por manchas que surgem pelo acúmulo de danos à pele.

Como pessoas mais velhas tem mais danos acumulados, as manchas foram associadas às pessoas de idade, mas a verdade é que elas podem se desenvolver em pessoas que qualquer idade.

Sendo assim, o nome mais adequado para essa condição é lentigo, melanose ou apenas manchas solares e felizmente hoje com o Melan Free elas podem ser tratadas até o ponto de desaparecerem por completo 🙂

Com isso já bem claro e explicado, vamos entender um pouco mais sobre o que se trata essa condição.

E então, o que são as melanoses solares?

De uma forma bem simples, a melanose solar é caracterizada por aquelas manchinhas que se manifestam na pele, especialmente de pessoas mais velhas.

Embora se manifestem com maior frequência em peles mais maduras, a verdade é que são apenas o resultado do acúmulo de danos causados pela exposição solar no decorrer dos anos.

O que acontece é que a radiação ultravioleta, ou seja, os raios UV, quando estão em contato com a pele, atuam estimulando a atividade dos melanócitos, que por sua vez, são os responsáveis pela produção de melanina.

com o passar dos anos, esses danos solares vão se somando e dão origem às manchas de coloração escura ou castanha, que podem ir desde um marrom mais claro até um marrom mais escuro.

Normalmente consistem em manchinhas pequenas, que variam de milímetros a poucos centímetros. Elas surgem mais comumente em áreas de maior exposição, tais como braços, face, colo, dorso da mão e ombros.

O mais importante de tudo é ressaltar que as lesões das melanoses são consideradas benignas, ou seja, não representam um risco à saúde. Isso quer dizer que não são consideradas como estágio inicial de câncer e nem de outras doenças.

No entanto, claro, é importante contar com a avaliação de um médico da área para garantir que se trata apenas de manchas solares e não de outras condições mais sérias, como o melanoma.

Outro ponto importante é lembrar que a melhor forma de tratamento para esse problema é justamente a prevenção, ou seja, evitar que o problema se desenvolva. Isso pode ser feito através da exposição solar moderada, sempre nos horários indicados e usando o filtro solar.

Isso incluo também o sol do dia a dia, ao qual somos expostos indo para o trabalho, andando na rua e etc. Cuide-se!

Principais Formas de Emagrecer Dançando