Homens podem ter estrias?
Muita gente ainda desconhece o fato de que homens também podem ter estrias. Pois é, esse problema que, para muitos, é exclusivo das mulheres, na verdade, é até bem comum surgir em homens, principalmente, entre aqueles que praticam musculação.
Quem é mais atento, já deve ter visto homens, em academias, praticando exercícios exibindo estrias nos braços e no peitoral, e isso se deve ao aumento de massa muscular muito acelerado.
Também, é possível observar o surgimento de estrias no caso de homens que ganharam peso muito rápido, ou no caso de crescimento repentino, comum na adolescência.
A boa notícia é que tem como minimizá-las, sendo muito importante começar o tratamento o mais rápido possível.
Estrias nos braços
A estria nos braços é mais comum em homens que malham ou fazem algum tipo de atividade física, visando aumentar, ou ganhar, músculos nessa área, acontecendo a hipertrofia, que nada mais é que o aumento de massa muscular dos bíceps. Pois bem, o problema é que esse crescimento acaba tencionando a fibra responsável pela elasticidade da região, provocando, então, as lesões de estria.
Estria feminina x Estria masculina
Estria é a ruptura da fibra elástica, que acontece quando ela é esticada além do que pode suportar, e tanto faz se é no homem ou na mulher, o processo é o mesmo, a fibra esticou além de seu limite.
Quando está ainda no início, a estria é avermelhada, ou arroxeada, podendo, em alguns casos, ser levemente elevada. Já, quando a estria é mais antiga, ela tem a cor branca e, as vezes, pode apresentar um certo enrugamento.
Como tratar as estrias
Para melhores resultados, o ideal é começar a tratar a estria assim que ela surgir, e sempre com acompanhamento médico, não esperar que chegue à cor branca, bem mais difícil de tratar, ao perceber o primeiro sinal de estrias, já vale a pena passar o creme Silk Skin na pele para amenizar sua aparência imediatamente.
Uma boa forma de prevenir o surgimento das estrias é procurando manter o corpo sempre hidratado.
Como muitos homens resistem á tratamentos tópicos, como passar cremes e certos hidratantes no corpo, a dica, então, é apostar em hidratantes específicos para o banho, que não deixam a pele pegajosa e podem ser enxaguados.
Outra forma de prevenir, é apostando num planejamento de ganho de massa muscular, para que não seja muito abrupto e influencie no aspecto da pele. O que adianta um corpo todo sarado e cheio de estrias, não é mesmo?
Tratamentos para cada tipo de estria
Os tratamentos para os diferentes tipos de estria não se diferenciam muito, sendo um dos processos em comum o laser fracionado.
No caso das estrias, ainda vermelhas, costumam ser indicados os infravermelhos, a luz intensa pulsada e o ácido retinoico. Lembrando que as estrias mais recentes são mais fáceis de tratar, e a cor indica que ainda há circulação sanguínea, o que já não acontece com as estrias brancas.
Já, no caso das estrias brancas, por exemplo, a função do laser fracionado é melhorar a textura da pele. Há também os tratamentos carboxiterapia e radiofrequência.
Por fim, não tente se automedicar sozinho, para saber qual é o tratamento ideal para o seu caso,, consulte um dermatologista.