8 frutas que deve evitar se quiser perder peso

É comum qualquer dieta para emagrecer propor substituir doces por frutas. Mas será que todas elas estão liberadas para quem quer emagrecer? Existem frutas menos calóricas? Então, vamos falar isso e muito mais nesse artigo, confira!

Que as frutas são super saudáveis e devem fazer parte de qualquer dieta, disso ninguém duvida. Inclusive, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) todo mundo deve consumir, ao menos, três a cinco frutas por dia.

Mas, não é porque a fruta é saudável que quem quer emagrecer pode comer exageradamente. Aliás, nada em exagero faz bem, nem mesmo frutas, se você é uma pessoa que costuma exagerar na comida, até mesmo nas frutas, então o emagrecedor detona gordura pode ser uma opção para diminuir o apetite exagerado e te fazer perder peso mais rápido.

É preciso adequar a quantidade e tipos de frutas com os objetivos de cada pessoa, existindo uma infinidade de opções para quem quer emagrecer ou controlar o peso.

Benefícios das frutas

São inquestionáveis os benefícios das frutas, que são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos protetores que ajudam a regular o organismo. Porém, as frutas contém açúcar, frutose.

Dessa forma, o consumo excessivo de frutas pode elevar a glicose sanguínea (açúcar no sangue), aumentando a insulina, que promove o armazenamento e acumulação de gordura.

E não é só isso, o consumo exagerado de açúcar, além de contribuir para o aumento de peso, também aumenta o risco de diabetes mellitus tipo 2, problemas cardiovasculares, aumento dos triglicéridos.

Frutas, comer ou não comer?

As frutas são super saudáveis, todas. O problema está no exagero. Por isso, quem deseja emagrecer, não deve abolir as frutas do cardápio, nenhuma delas,  apenas prestar mais atenção à quantidade e procurar privilegiar as baixo índice glicêmico sem, no entanto, abrir mão de nenhuma.

As frutas de baixo índice glicêmico por promoverem uma digestão mais lenta e liberarem menos açúcar no sangue, não vão criar picos de glicemia, por isso, devem ser privilegiadas.

Mas, no entanto, não só o índice glicêmico deve ser considerado, por exemplo, a melancia tem um índice glicêmico alto, uma média de 76 na escala de 100 pontos, mas isso não quer dizer que ela engorde e atrapalhe uma dieta, pois uma porção de uma xícara de melancia contém apenas 11 gramas de carboidratos, o que quer dizer que seriam necessárias 10 xícaras de melancia para alcançar as 100 gramas usadas para medir o índice glicêmico de um alimento.

E mais, a melancia também contém 139 gramas de água por xícara, assim como, uma pequena quantidade de fibras, ou seja, ajuda a se manter satisfeito por mais tempo.

O mais importante é variar na escolha das frutas e procurar consumi-las na sua forma natural.

Confira abaixo a lista das frutas que deve evitar (ou comer com moderação) se quiser perder peso:

  • Marmelo: Cada 100 gramas contêm 61 calorias e 12,7 gramas de açúcar;
  • Cerejas: Cada 100 gramas desta fruta significam 67 calorias e 13,3 gramas de açúcar;
  • Caqui: Cada 100 gramas desta fruta contêm 65 calorias e 14,8 gramas de açúcar;
  • Figo: Cada 100 gramas contêm 79 calorias e 16,3 gramas de açúcar;
  • Anona: Cada 100 gramas contém 82 calorias e 16,8 gramas de açúcar;
  • Uva: Cada 100 gramas de uvas significam 83 calorias e 18,6 gramas de açúcar;
  • Manga: Cada 100 gramas contém 59 calorias e 11,7 gramas açúcar;
  • Banana: Cada 100 gramas de banana significam 104 calorias e 21,8 gramas de açúcar.
Homens podem ter estrias?
Vasinhos podem se transformar em varizes?

Leave a Reply